Educação


Estava no shopping hoje é vi uma família (pai, mãe e um neném de no máximo 1 aninho) e o garotinho queria porque queria brincar com uma bola de assoprar que tinha ganhado em alguma loja. Desde pequeno já estava querendo chutar a bola e fazer um gol (e olha que ele nem sabia andar direito ainda...).

Enquanto estava com a mãe ele chutava a bola para tudo quanto era lado e até mesmo para dentro das lojas. Quando o pai assumiu o controle eu até me assustei! Toda vez que o neném queria fazer uma coisa errada o pai corrigia com uma voz tão firme (sem gritar, mas demonstrando autoridade) que até eu me assustava... rs e quando o neném queria começar a chorar (aquele famoso choro de birra) o pai também falava pra parar, que aquilo que ele estava fazendo era feio e tal. E o mais incrível: o neném parava e ficava numa boa...

A princípio achei o pai muito severo pelo tratamento dele com um bebezinho, mas depois parei pra refletir e, pensando bem, não acho que ele tenha agido errado... 

Não sou mãe ainda, e acredito que educar uma criança não seja uma das tarefas mais fáceis, mas de uma coisa eu sei: se não ensinar desde pequeno o que é certo ou errado, o que pode ou não pode, depois que crescer vai ser complicado ensinar e/ou aceitar determinada situação porque "falhou" na educação quando o filho era menor.

E por mais que dizer não e ter que repreender um filho seja difícil, estas também são formas de demonstrar seu amor por ele, afinal, nem sempre a vida diz SIM pra gente e temos que aceitar. E dependendo da situação, a vida não nos trata com o mesmo carinho que nossos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário