Low Poo e No Poo, o que é isso???

2016 está sendo o ano das descobertas para mim. Estou descobrindo coisas novas e testando todas. O que vai dando certo eu venho aqui e conto para vocês.
No início do ano descobri o Low e No Poo, duas técnicas de como cuidar dos cabelos de maneira mais saudável, evitando alguns componentes que prejudicam a saúde dos fios, fazendo com que fiquem ressecados e sem vida. Como eu já tinha decidido que não voltaria a fazer progressiva, essas técnicas me ajudaram muito a cuidar ainda mais dos caracóis.
Mas vamos à explicação do que consiste a técnica. Senta, porque o texto é longo.
Se você não quiser ler e preferir que eu faça um vídeo explicando, é só rolar a página e deixar um comentário pedindo para eu explicar o que é Low Poo e No Poo por vídeo.

O que é Low e No Poo?

São técnicas de lavagem dos cabelos que consistem em eliminar o uso de determinadas substâncias que fazem mal para os fios. Um exemplo são os sulfatos presentes nos shampoos, pois são agentes agressivos que ressecam nossos fios e removem a proteção lipídica natural do couro cabeludo e do cabelo.
Além dos sulfatos, também são proibidos os derivados de petróleo (óleo mineral, vaselina e parafina líquida), pois eles se acumulam nos fios e agem como uma "maquiagem" fazendo com que o cabelo tenha uma aparência brilhosa e saudável. Isso acontece porque cria-se uma barreira que impede a absorção de muitas substâncias que nossos fios precisam. No caso do No Poo, inclusive os silicones insolúveis em água são substâncias proibidas.
Sendo assim, a rotina Low Poo é a utilização de shampoos sem sulfato, e a No Poo é a eliminação completa do uso do shampoo, porém utilizando outros produtos para higienizar o couro cabeludo.
Em um primeiro momento a gente fica meio assustada com essas informações, mas depois começa a entender que não é nenhum bicho de sete cabeças, e quando começa a seguir as técnicas, descobre que o resultado é de fios mais hidratados, saudáveis, macios, brilhosos e, como consequência, mais bonitos.

Como funcionam as técnicas?

A rotina de Low Poo é mais simples, pois busca substituir os sulfatos por agentes menos agressivos, que higienizam sem agredir a fibra capilar, ou ressecar os fios. Entre essas substâncias, estão os anfóteros, e o mais famoso deles é o Cocoamidopropyl betaine, também encontrado como Cocobetaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate, que está presente nos shampoos que encontramos nas farmácias. Eles fazem menos espuma, mas limpam o fio sem retirar a proteção natural.
Esses produtos também conseguem remover determinados silicones insolúveis em água, por isso as restrições para a rotina de Low Poo são menores. É permitido usar produtos que contenham substâncias como o Dimethicone e o Amodimethicone, silicones presentes na grande maioria dos produtos como condicionadores, máscaras e finalizadores.
Já na rotina de No Poo, não é permitido o uso de nenhum tipo de shampoo. Para higienizar o couro cabeludo é feito o Co-wash, uma técnica que consiste em utilizar condicionadores com fórmulas leves para fazer esse procedimento. A emoliência do condicionador somado à mecânica dos dedos no couro cabeludo seria o suficiente para remover as sujeiras presentes no couro cabeludo.
Lembre-se: a rotina No Poo precisa ser seguida à risca, e além dos petrolatos (derivados de petróleo) e sulfatos, também são proibidos os silicones insolúveis em água, já que não conseguimos removê-los com o Co-wash, e isso poderá prejudicar os seus fios.
Se você se interessou pela técnica e quer começar, continua lendo o post!!!!
Antes de começar de fato uma das duas técnicas, você deve limpar todos os seus "apetrechos" de cabelo (pentes, tic-tac, xuxinhas, grampos, elásticos), pois possuem  os silicones, petrolatos, parafinas e afins dos produtos que você usava antes.
Como limpar meus acessórios de cabelo?
Encha um balde com 1 litro de água morna.
Coloque 3 colheres de sopa de shampoo COM sulfato.
Deixe de molho por 20 minutos e depois esfregue bem, principalmente as escovas e pentes.
Caso fique algum resíduo (tipo uma cera), retire com uma espátula, pois isso é parafina.
Deixe secar naturalmente sob uma toalha.
Depois que tudo estiver limpo, você pode começar realmente a técnica escolhida.
Como começar a técnica?
Após optar por uma das técnicas, e já com os produtos adequados em mãos, você deve lavar o cabelo e o couro cabeludo com shampoo COM sulfato, pela última vez. Lave 2 ou 3 vezes para retirar totalmente os petrolatos, parafinas e afins definitivamente da fibra e da raiz capilar. Nesta lavagem só será usado o shampoo COM sulfato.
Quando terminar de fazer as lavagens com o shampoo COM sulfato, faça uma boa massagem (uma Hidratação ou uma Nutrição que sejam liberados para a técnica escolhida) e deixe agir pelo tempo determinado na embalagem do produto e enxágue em seguida. Use um condicionador liberado para a técnica escolhida e finalize com produtos liberados.
Pronto! Agora você já está praticando o Low ou o No Poo!!! =D
A sua próxima lavagem já deve ser seguindo a técnica escolhida por você:
Low Poo: shampoo sem sulfato + condicionador
No Poo: co-wash + condicionador
As técnicas podem ser utilizadas por mulheres ou homens, crespos, cacheados, ondulados ou lisos.
Para facilitar a vida de quem está mega interessado e quer começar a técnica ontem mas está preocupado com a listinha de proibidos, não precisa se preocupar. Vou deixar a foto de alguns produtos que são liberados para as técnicas.

PRODUTOS PARA LOW POO

PRODUTOS PARA CO-WASH

PRODUTOS PARA NO POO


OBS 1: Quem faz Low Poo pode usar os produtos liberados para No Poo. Mas que faz No Poo não pode usar os produtos liberados para Low Poo.
OBS 2: Quem faz Low Poo também pode fazer co-wash.
Sugiro que você leia bastante e pesquise muito sobre o assunto caso queira começar uma dessas técnicas, pois são muitas informações que precisamos entender para conseguir segui-las corretamente. Vou deixar alguns links de blogs que me ajudaram a entender a técnica e a redigir este post para vocês.
Fontes que me ajudaram a fazer esse post: Blog da Gabi Vasconcellos, Blog da Mari Morena, Blog Cacheia, Instagram @dicasnolowpoo, e caso você queira comprar os produtos para começar uma das técnicas sem medo de errar, é só acessar o site Meu Cabelo Natural que tem os produtos divididos por técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário