Transição capilar: como passei por ela

É preciso ter muita coragem para desistir da progressiva e deixar o seu cabelo natural voltar aos poucos. Digo isso porque logo que a raiz do cabelo começa a crescer, a gente já sai correndo pra fazer outra escova, porque aquela raiz começa a aparecer cheia de frizz, e com muito volume.
As meninas mais corajosas optam pelo BC (Big Chop), ou grande corte. Quando uma pessoa opta pelo BC, ela corta o cabelo para retirar toda aquela parte com progressiva, e deixar o cabelo crescer naturalmente. Eu não tenho essa coragem. Amo cabelo cumprido e não conseguiria cortar tão curtinho assim. Sem falar que até eu decidir que não faria mais progressiva, demorou, e nisso o cabelo foi crescendo, como contei no último post.
E como o prometido, vim contar como passei pela transição sem cortar o cabelo curtinho.
Meu cabelo não estava muito cumprido, pois eu tinha acabado de cortar. Sabe aquelas ideias loucas que vêm do nada e você resolve cortar o cabelo? Pois é... Cortei, e logo depois comecei a ver o resultado da escova que estava saindo do cabelo... Meus fios ficaram muito ressecados, e eu comecei a tentar inventar alguns penteados para disfarçar.

Julho/2015
O jeito que encontrei de tentar disfarçar e tentar consertar um pouco a situação foi fazendo escova, mas vou explicar porque optei por isso.
Na época, a Lola Cosmetics tinha acabado de lançar o Morte Súbita. Comecei a ler várias resenhas sobre o produto e decidi comprar, mas como eram um pouco caros, comprei só o spray.
Na embalagem dizia para lavar o cabelo normalmente e depois borrifar o produto nos fios e finalizar com escova e chapinha. Fiz isso umas duas ou três vezes e não gostei do resultado. Meu cabelo ficou meio duro... Não gostei e parei de usar. Mas continuei escovando para disfarçar os fios ressecados e a raiz cacheada.

Agosto/2015

Mais ou menos em outubro de 2015, eu li no Instagram algumas dicas antigas, e dentre elas estava uma dica/mito de que se você der 100 escovadas no cabelo à noite, ele cresce mais rápido. Não custava nada tentar. Eu ainda não estava habituada a fazer hidratação nem nada do tipo, então, achei que se o cabelo crescesse, ficaria melhor.
Pode até parecer mentira, mas não é que o cabelo realmente cresceu mais rápido? Acho que o fato de escovar acabava massageando o couro cabeludo e assim  melhorando a circulação local, o que ajuda no crescimento capilar.
Confesso que não percebi esse crescimento. Só me dei conta quando vi um vídeo antigo do meu canal e o cabelo estava bem mais curto. Vejam as fotos abaixo:

comparação

Durante esse período eu não fiz nada no cabelo a não ser dar as 100 escovadas antes de dormir, e após as escovadas, eu passava um pouco de óleo no cabelo para tentar nutrir e tirar a aparência de ressecado.
Meu óleo favorito!!!! E é liberado para Low Poo!!! =D

Logo depois eu aprendi que se dissolvesse o shampoo em água ajudaria bastante a melhorar o resultado do cabelo, e comecei a lavar a cabeça assim: em um pote colocava 1 medida de shampoo para 2 medidas de água. Dissolvia o shampoo e jogava no cabelo (raiz e cumprimento). Lavava normalmente e fazia a mesma coisa com o condicionador.
Em janeiro desse ano conheci as técnicas de Low Poo e No Poo e me interessei bastante. Estudei muito sobre ambas e decidi começar o No Poo. Ao conhecer essas técnicas tive mais certeza de que não quero voltar à progressiva, e ainda aprendi a lidar com os cachos.
março/2016

Assim eu consegui vencer a fase chata da transição. Na foto acima o meu cabelo ainda tinha progressiva no cumprimento, e para me livrar de parte dela (ainda tem um pouco de progressiva na franja), acabei decidindo cortar. Eu mesma meti a tesoura no cabelo, e o resultado foi esse:

27/03/2016
Confesso que me arrependi de ter cortado!!! Sinto falta do cabelão!!! Mas vamos lá! Vamos recomeçar o processo para o cabelo crescer de novo.
Minha meta? Essa:
2012
Como você fez para passar pela transição?
Você conhece alguma técnica para fazer o cabelo crescer mais rápido? Conta pra mim aqui nos comentários!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário