Empreendedorismo: o que é isso?


Hoje em dia o termo empreendedorismo está na moda, né?! Talvez por causa da tal crise econômica vivida pelo país. Muitos falam em empreender, e esse é inclusive um dos assuntos tratados aqui no blog, mas antes de começarmos a falar de fato sobre empreendedorismo, eu quero saber se você sabe o que é isso.

Empreendedorismo significa empreender, ou seja, resolver um problema ou situação complicada. Esse é um termo muito usado no âmbito empresarial e também está relacionado com a criação de empresas ou produtos. Empreender também é agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Diferente do que muita gente pensa, você pode empreender dentro da empresa onde trabalha (caso tenha liberdade para isso). O grande problema é que a maioria das empresas, quando estão recrutando um profissional, dizem que os candidatos devem ser criativos, pró-ativos, dependendo do cargo até pedem espírito de liderança e tal... Um monte de coisas bonitas, mas na hora H, no dia a dia, quando você mostra que é assim, começam a te olhar torto, e às vezes chego a pensar que o superior tem até um pouco de medo de perder o cargo para você, e então começam a querer cortar as suas asinhas.

Confesso que empreender não é fácil, e se você tem vontade de fazer algo diferente, de criar algo, vá em frente e faça! Talvez sinta um pouco de medo, mas isso é normal. Vai com medo mesmo (mas vai com confiança também)!

Um conselho que eu posso dar para quem quer empreender é: anote todas as ideias para não esquecer nenhuma e liberar espaço no seu "HD" para novas ideias, e pesquise o mercado para saber se as pessoas estão prontas para entender e receber a sua ideia, ou se será necessário educar o público para aquilo.

 Eu e o meu marido sempre quisemos ter o nosso próprio negócio, desde criança, e desde quando nos conhecemos fomos tentando fazer algo. Hoje temos nossos projetos e amamos o nosso trabalho! Aos pouquinhos vou contando para vocês sobre as nossas experiências, tentativas e erros, e quem sabe, inspirando alguém...

E para quem gosta do assunto, uma dica é o #podcast Empreendedor a todo Vapor, que você também encontra como #EVapor , onde vários empreendedores contam um pouquinho sobre a história do seu negócio, como começaram, de onde veio a ideia, e inspiram várias pessoas todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário